Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49890
Compartilhe esta página
Título: | Articulação entre educação do campo e educação matemática: um estudo documental. |
Autor(es): | SILVA, Renata Fabrícia Villa Nova da |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Educação do campo; Trabalho de grupo na pesquisa |
Data do documento: | 22-Jan-2016 |
Citação: | SILVA, Renata Fabrícia Villa Nova da. Articulação entre educação do campo e educação matemática: um estudo documental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016. |
Abstract: | O estudo realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco tem como objetivo identificar pesquisas de pós-graduação que articulam a Educação do Campo e a Educação Matemática. Para tanto, optamos por desenvolver um estudo documental tendo como corpus de investigação o Diretório dos Grupos de Pesquisas da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Levando em consideração a publicação das Diretrizes Nacionais para a Educação do Campo, estabelecemos os anos de 2002 a 2015 como período investigação. Buscamos responder a seguinte questão: Que pesquisas de tese e dissertação articulam a Educação do Campo e a Educação Matemática? Para tanto, traçamos os seguintes objetivos específicos: (1) mapear os grupos de pesquisa que discutem Educação do Campo; (2) identificar as teses e dissertações que os/as pesquisadores/as destes grupos articulam a Educação do Campo e a Educação Matemática. Identificamos 55 grupos de pesquisa, tendo 4 deles sido extintos durante a realização da coleta de dados. Os 51 Grupos investigados são compostos de 531 pesquisadores/as. A análise que realizamos, a partir de palavras-chave mostra que 31 (5,85%) pesquisadores/as da Educação do Campo também discutem Educação Matemática. No entanto, apenas 3 informam no currículo que desenvolvem e/ou orientam pesquisas de teses e dissertações com estas temáticas articuladas. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de se desenvolver pesquisas que articulem estes domínios para melhor conhecermos a realidade do ensino de matemática nas escolas do campo por este viés. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49890 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Renata Fabrícia Villa Nova da.pdf | 639,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons